Saltar para o conteúdo

Ficção científica tornada realidade

15.10.2020 • 12:00
0

Já na Antiguidade, as sociedades foram transformadas por pandemias e alterações climáticas. Agora, na Europa e sobretudo nos EUA, vemo-nos perante dramáticas mudanças radicais.

Se, de repente, considerando as rápidas possibilidades de transmissão características do nosso tempo, surgisse tipo de vírus que, por mutação, se tornasse fatal, este alcançaria o recanto mais remoto da Terra e causaria a morte de milhões de pessoas.

(Wendell Meredith Stanley em 22 de Dezembro de 1947, bioquímico e virologista norte-americano, vencedor do Prémio Nobel da Química em 1946)

Esta citação surge no início de um livro considerado uma obra-prima da literatura de ficção científica, publicada pela primeira vez em 1949, nos Estados Unidos, com o título Earth Abides, com reedição em 2016 na Alemanha. (1) O autor, George R. Stewart, descreve o percurso de vida de um homem que, depois de ter sido mordido por uma cobra, tem de passar alguns dias na sua cabana na montanha e, quando se encontra curado, fica a saber, com horror, que praticamente todas as pessoas do seu país, os Estados Unidos da América, perderam a vida para um vírus mortal. 

Leia o artigo original, publicado no jornal suíço Journal 21.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *