Ciência
Agência Europeia do Medicamento aprova vacina da Pfizer/BioNTech
Num dia absolutamente histórico, a Agência Europeia do Medicamento aprovou a utilização da vacina Comirnaty, desenvolvida pela Pfizer / BioNTech para os 27 Estados-membros. Para que a esta vacina possa começar a ser comercializada e administrada na UE, resta agora a aprovação pela Comissão Europeia, o que deverá acontecer no espaço de 48 horas.
“Alcançámos este marco, graças à dedicação de cientistas, médicos, investigadores e voluntários, assim como de inúmeros peritos de todos os Esados-membros. A nossa avaliação aprofundada significa que podemos garantir aos cidadãos da União Europeia a segurança e a eficácia desta vacina, cumprindo os necessários padrões de qualidade. no entanto, o nosso trabalho não culmina aqui. Iremos compilar e analisar dados acerca da segurança e eficácia desta vacina para proteger as pessoas que a tomaram, no espaço da União Europeia.”, Emer Cooke, Directora-Executiva da Agência Europeia do Medicamento
Segundo a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a vacinação irá arrancar em simultâneo nos dias 27, 28 e 29 de dezembro nos 27 Estados-membros.
Leia o comunicado da EMA, na íntegra.
Saiba mais sobre a vacina Comirnaty, desenvolvida pela Pfizer / BioNTech.