Saltar para o conteúdo

Verão 2021: novas regras para os slots aeroportuários

16.12.2020 • 15:37
0

A Comissão Europeia propôs hoje novas regras para os slots aeroportuários, no Verão de 2021, permitindo às companhias aéreas a manutenção desses slots, mesmo que o uso se traduza a apenas 40%, ao invés dos habituais 80% pré-pandemia.

Em Março, a Comissão Europeia introduziu uma isenção à actual regra, de forma a evitar que as companhias aéreas operassem “voos fantasma” para assegurar os slots.

A Comissária Europeia dos Transportes Adina Valean afirmou que a proposta irá ajudar a aliviar as companhias aéreas, assegurar operações aeroportuárias eficientes e evitar “voos fantasma”, mantendo a competição no mercado.

“As regras propostas providenciam certeza para a época de Verão de 2021 e assegurar que a Comissão Europeia possa introduzir as isenções necessárias para garantir que se mantém um equilíbrio”, afirmou.

A Comissão Europeia prevê que, no Verão de 2021, as viagens atinjam, pelo menos, 50% dos níveis de 2019. A percentagem de 40% será garante de algum índice de serviço, assegurando as companhias aéreas do uso dos seus slots.

O projecto de proposta ainda necessita da aprovação do Parlamento Europeu e dos 27 Estados-membros.

Fonte: Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *