Saltar para o conteúdo

Projecto Nunca Esquecer – Programa nacional em torno da memória do Holocausto

16.12.2020 • 15:09
0

A Direção Regional de Cultura do Centro, a Câmara Municipal de Carregal do Sal e a Fundação Aristides Sousa Mendes assinam um protocolo relativo à gestão e funcionamento da Casa do Passal, amanhã, dia 17 de dezembro, pelas 11h30.

A iniciativa decorre no âmbito do “Projeto Nunca Esquecer – Programa nacional em torno da memória do Holocausto”, aprovado pelo Conselho de Ministros (Resolução N.º 51/2020). A cerimónia é presidida pela Ministra da Cultura e conta com a intervenção da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, além dos responsáveis pelas três entidades signatárias.

O protocolo estabelece os princípios da parceria a desenvolver para a definição do modelo de gestão e manutenção Casa do Passal, a vigorar após a finalização das obras de Requalificação e Musealização.

A Casa do Passal, localizada em Cabanas de Viriato, município de Carregal do Sal, é um espaço de grande significado cultural, social e histórico, classificada como monumento nacional pelo Decreto n.º 16/2011, de 25 de maio, que detém um significado profundamente humanista, pelo facto de ter sido residência de Aristides de Sousa Mendes e lugar de acolhimento de muitos refugiados salvos por aquele Diplomata, homenageado, em 1966, com a designação de “Justo entre as Nações”, Memorial de Yad Vashem.

Fonte: Portugal Gov

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *