Saltar para o conteúdo

Plano de vacinação de combate à Covid-19

04.12.2020 • 09:56
0

O governo apresentou ontem o Plano de vacinação de combate à Covid-19. Este plano tem início em Janeiro de 2021 junto dos grupos prioritários.

Assista ao vídeo integral da apresentação e descarregue o documento do Plano de Vacinação contra a Covid-19.

Primeira fase da vacinação: grupos prioritários (cerca de 950 mil pessoas)
– Pessoas com 50 ou mais anos com uma destas patologias associadas: insuficiência cardíaca, doença coronária,insuficiência renal, doença pulmonar obstrutiva crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração; 
– Pessoas residentes e lares e internadas em unidades de cuidados continuados e respetivos profissionais: nestes casos a vacinação será no próprio lar;
– Profissionais de saúde, envolvidos no tratamento de doentes;
– Forças Armadas e de Segurança.

Quem tomar a primeira dose da vacina ficará com a segunda dose marcada e programada. Vai ser implementado um sistema para identificar os grupos de risco. Neste ponto, caberá aos serviços de saúde identificarem estes mesmos grupos.

Segunda fase da vacinação: Pessoas com mais de 65 anos e pessoas entre os 50-64 anos com patologias
Numa segunda fase serão vacinadas cerca de 1,8 milhões de pessoas com mais de 65 anos, mesmo que não apresentem nenhuma patologia associada. Nesta fase será necessária a expansão dos pontos de vacinação “em conformidade com as necessidades”, avançou Fernando Ramos, que garantiu ainda que “em janeiro estaremos em condições de iniciar processo de vacinação”. Esta fase integra também pessoas entre os 50-64 anos, com pelo menos uma das seguintes patologias: diabetes; neoplasia maligna ativa; doença renal crónica; insuficiência hepática; obesidade e hipertensão arterial.

Terceira fase para o resto da população
Haverá ainda uma terceira fase para “o resto da população”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *