Economia
Declaração de Tbilisi
Da 112ª sessão do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo, que decorreu de 15 a 17 de Setembro, na capital da Geórgia, emanou a Declaração de Tbilisi que sistematiza o conjunto de acções necessárias para a retoma sustentável do Turismo.
O sector do Turismo foi duramente atingido pela pandemia gerada pelo novo coronoavírus, traduzindo-se num declínio de 58% a 78% das chegadas turísticas internacionais e colocando em risco mais de 120 milhões postos de trabalho em todo o mundo.
Uma das prioridades assinalada na Declaração de Tbilisi é precisamente a necessidade de coordenação e de harmonização de práticas e procedimentos nas viagens, por oposição ao cenário verdadeiramente caótico que se verificou na questão das restrições fronteiriças, aplicadas pelos diversos países.
A necessidade de os países se coordenarem para harmonizarem práticas e procedimentos nas viagens é uma das prioridades sinalizadas na Declaração de Tbilisi, ratificada por unanimidade no 112.º Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo.
Aceda à Declaração de Tbilisi.