Saltar para o conteúdo

O fim do Turismo?

26.06.2020 • 12:15
0

A pandemia devastou o turismo global e muitos dirão “bons ventos os levem” a cidades sobre-lotadas e maravilhas naturais repletas de lixo. Haverá forma de reinventar uma indústria que causa tanto dano?

O vírus proporcionou uma imagem, ao mesmo tempo assustadora e bonita, de um mundo sem turismo. Vemos agora o que acontece com os bens públicos quando os turistas não estão agrupados à porta. As linhas costeiras desfrutam de uma pausa na erosão causada por cruzeiros. Caminhantes presos em casa não podem poluir as montanhas. Culturas culinárias complexas não são mais ameaçadas por triângulos de pizza descongelada. É difícil imaginar uma ilustração melhor dos efeitos do turismo do que as nossas férias actuais longe dele.

À medida que o impacto do turismo no mundo se aprofundou, a economia global passou a depender disso. Agora, após o congelamento imposto a viagens ao exterior – inimaginável há seis meses atrás – temos uma rara oportunidade de acabar com este ciclo destrutivo e fazer as coisas de maneira diferente.

Leia o artigo original, publicado no jornal The Guardian.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *