Saltar para o conteúdo

Uma nova oportunidade para o planeta

02.06.2020 • 12:54
0

Fala-se muito em regressar ao normal após a crise do Covid-19. No entanto o normal – business as usual – é que nos tornou, a nós e ao planeta, vulneráveis a crises.

Os cientistas estimam que pelo menos 6 em cada 10 doenças infecciosas conhecidas em pessoas têm origem animal. Mais importante, 3 em cada 4 doenças infecciosas novas ou emergentes que afectam os seres humanos são transmitidas por animais. Deve-se ao nosso actual desenvolvimento e à maneira como desenvolvemos estradas e planeamos o crescimento urbano.

As grandes mudanças no uso da terra e a perda do habitat resultante destas práticas colocaram as pessoas e o gado em contacto mais próximo com as espécies selvagens. A nossa sociedade está exposta a doenças para as quais ainda não se desenvolveu sequer imunidade.

Um futuro sólido pode ser idealizado em harmonia entre a sociedade e a natureza uma normalidade que nos harmoniza com o meio ambiente, que minimiza a eclosão de epidemias zoonómicas, reactiva uma economia lucrativa e garante que os ecossistemas estejam saudáveis para todos.

Leia o artigo original, publicado no jornal The Guardian.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *