Saltar para o conteúdo

#PorTodos e #ComTodos o Turismo voltará em força

25.05.2020 • 10:35
0

É com enorme prazer que publicamos no nosso / vosso Better Dreams Ahead um texto da autoria da Senhora Secretária de Estado do Turismo, Engenheira Rita Marques. Uma mensagem de inabalável esperança no futuro. E no poder dos sonhos.

#PorTodos e #ComTodos o Turismo voltará em força.

Dando continuidade ao crescimento turístico verificado em 2019, em Janeiro e Fevereiro de 2020 a região centro registou um aumento de 20% de dormidas face ao mesmo período do ano transato, sendo a segunda região que mais cresceu no contexto nacional nesse período.  

A pandemia veio abalar o caminho traçado, mas não abalou os nossos sonhos.

Nesse sentido, temos vindo a atuar de forma dinâmica, a reajustar estratégias e a lançar novas iniciativas. A Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e a Agência de Promoção Turística Centro de Portugal têm sido neste contexto um bom exemplo. Para além do lançamento em abril desta mesma publicação, é com muito agrado que registamos o lançamento da campanha “Chegou o Tempo” que apela ao patriotismo dos portugueses para consumirem Portugal e, em particular, a região Centro.

O mercado interno é naturalmente o mercado imediato. Em 2019, o centro recebeu 4,1 milhões de hóspedes, sendo que 60% destes foram Portugueses. Os Portugueses também contribuíram com 56% das 7,1 milhões de dormidas na região centro. Estes valores estão muito acima da média nacional, o que revela que o Centro tem uma forte capacidade de atração no mercado doméstico. A tendência deste ano, estou em crer, irá favorecer regiões com um turismo mais de nicho e isso irá ter um impacto positivo na região Centro de Portugal.

Mas também é natural que neste Verão tenhamos já alguns turistas estrangeiros que nos procuram pois sabem que Portugal é um destino com excelentes ofertas que permitem fazer turismo em condições de segurança. E temos uma grande diversidade de ofertas, em condições de segurança, quer no interior, quer no litoral e mesmo nas cidades. Relativamente ao mercado emissor externo, saliento ainda que Portugal e os portugueses ganharam uma grande notoriedade pela forma positiva como geriram a crise do COVID19, sendo por isso de esperar que consigamos capitalizar esse resultado com mais procura turística.

O sucesso desta caminhada depende de todos os agentes deste ecossistema, como sejam o governo, as associações, as empresas e os seus empresários, e outros. Aos empresários lanço o repto para que trabalhem em rede, valorizando a oferta individual que cada um tem para disponibilizar ao turista.

Termino agradecendo a todos o esforço e empenho, assim como toda a energia e sugestões que nos têm feito chegar.

Temos esperança que brevemente teremos condições para celebrar novamente muitos sucessos no nosso setor. #PorTodos e #ComTodos o Turismo voltará em força.”

Um texto da autoria da Senhora Secretária de Estado do Turismo, Engenheira Rita Marques.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *