Saltar para o conteúdo

Ursula von der Leyen: “Desculpem-nos, agora a União Europeia está convosco”

08.05.2020 • 17:12
0

Num momento que ficará, certamente, para a História, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, endereçou uma carta comovente a Itália, reconhecendo que, numa primeira fase da eclosão do novo coronavírus, a Europa não reagiu como um todo, em espírito de solidariedade, e os países colocaram os seus interesses acima do desígnio europeu, o que lesou fortemente Itália e Espanha.

Por esse episódio menos feliz, Ursula von der Leyen pediu desculpa a Itália, reforçando que agora os 25 estados membros estão fortemente empenhados em combater a pandemia, unindo esforços financeiros, por forma a conferir maior liquidez às empresas, absolutamente sufocadas pela pandemia, e esforços científicos, apostando na investigação de uma vacina contra o Covid-19. Norteados pelo sentido de unidade e de solidariedade que subjaz ao projecto europeu. Hoje, como há 70 anos.

“Todos preferiríamos viver tempos mais fáceis. Mas hoje o que podemos decidir é como reagir. Tenho em mente uma Europa fundada na solidariedade – a nossa maior esperança e o nosso investimento num futuro comum.” Ursula von der Leyen

Leia a carta da Presidente da Comissão Europeia, publicado no jornal La Repubblica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *