Saltar para o conteúdo

Pensar o futuro: o mercado alemão

30.04.2020 • 10:36
0

Na edição de hoje, damos destaque à Alemanha, um mercado emissor absolutamente fundamental para Portugal, medindo o pulso às prudentes posições do governo alemão e do sector do Turismo, fortemente afectado pela pandemia causada pelo novo coronavírus.

Assista à “Tourism Trade Talk”, promovida pelo NEST, que conta com a participação da Delegada do Turismo de Portugal na Alemanha, Dra. Inês Almeida Garrett. Uma visão imprescindível. Leia também o retrato que traça do panorama actual na Alemanha e das perspectivas que se desenham para o futuro.


Leia a situação actualizada do mercado alemão no guia “COVID-19 – Mercados Externos”, publicado no portal Travel BI do Turismo de Portugal.

Autoria: Dra. Inês Almeida Garrett

A Alemanha está já a implementar uma abertura faseada de lojas e outros serviços, estando prevista a abertura gradual das escolas após 4 de maio, começando com os últimos anos das escolas primárias e secundárias. Permanece, contudo, a obrigatoriedade da distância mínima de metro e meio, bares, restaurantes, infantários, teatros e cinemas continuarão encerrados. Ainda, o controlo nas fronteiras da Alemanha permanece, os grandes eventos continuam proibidos até 31 de Agosto e, de acordo com o evoluir dos acontecimentos, poderão ser decididas outras medidas.

Mediante este cenário os nossos parceiros de turismo encontram-se na sua maioria em regime de teletrabalho e/ou lay-off. O turismo é dos mais afetados mas os parceiros organizam-se para planearem o regresso, ainda em cenários de incerteza: qual será a situação económica? Os trabalhadores poderão gozar férias? As escolas estarão encerradas no verão? Vai ser um verdadeiro desafio recuperar no período pós quarentena, será necessário incentivar e dar força para que os alemães voltem a viajar e rápido. Como incentivar novas reservas?

É ainda prematuro estimar o que poderão ser alterações nas tendências e comportamento. Estimamos contudo um aumento da preocupação com questões de sustentabilidade e de segurança, sendo imperativo comunicar Portugal como um destino seguro, para tranquilizar quem nos quer visitar.

Estamos todos juntos neste momento e trabalharemos também todos juntos para que possamos regressar mais fortes que nunca.

#CantSkipHope
Equipa de Turismo na Alemanha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *